top of page
Buscar
jeffishteam

Procedimento para lavagem e guarda do motor / barco


  1. Tirar o barco da água.

  2. Tirar o capô do motor ou abrir o porão.

  3. Verificar se há algum vazamento de combustível, cabo de vela solto, se está tudo bem!

  4. Colocar o “telefone” ou “orelhão” na rabeta.

  5. Verificar se a pressão da água está boa (nos motores de popa tem um orifício na lateral que espirra água com boa pressão, se a pressão for baixa este orifício vai sair pouca água).

  6. Ligar o motor sem acelerar (alem de o motor já estar quente, NUNCA se acelera fora d’água).

  7. Verificar se água está retornando pela descarga.

  8. Verifique a água que sai, se está muito preta ou com óleo, caso esteja pode ser um problema, a água deve sair limpa com um leve deposito de carvão.

  9. Verificar se o XIXI do motor está com pressão.

  10. Você vai notar que após alguns minutos a água começará sair por outras saídas, estas saídas estão ligadas ao termostato, isto significa que os termostatos estão se abrindo.

  11. Deixe a partir deste ponto o motor funcionar por 10 minutos, sempre verificando a pressão dá água e a temperatura do motor, COMO? Pela água que sai na descarga, se ela estiver fervendo, significa que a pressão da água esta pouca, mas se a água ficar somente quente, isto é normal.

  12. Desligue o motor, e levante a rabeta, para se lavar embaixo, aproveite e verifique os anodos, nesta área é comum juntar as “cracas” ou “Caracas”, não deixe acumular, lave bem, com água.

  13. Verifique nos hélices por amassados, linhas de nylon, e folgas, no caso de amassado é recomendável reparar antes de usar o hélice novamente, para não prejudicar os rolamentos.

  14. Abaixe a rabeta e lave o motor…O MOTOR? Sim o motor, é claro que você deve esperar um pouco para que não haja choque de temperatura e provoque uma rachadura no bloco. Lave o motor com mangueira com pressão baixa de cima para baixo, somente nos cabeçotes e na descarga, nos motores de popa, da metade do volante para traz sem molhar o motor de arranque.

  15. Deixe secar, e verifique as baterias, lave as também, verifique o porão por sujeira ou algo que possa travar o automático da bomba de porão. Passe graxa ou vaselina nos bornes de bateria.

  16. Aplique spray do fabricante no motor todo, ou vaselina, mas sem fazer lambança.

  17. Retire tudo que tem para sair do barco.

  18. Verifique o reservatório de óleo, não deixe cair água em cima.

  19. Lave o barco com água e detergente, não precisa lavar os estofados com mangueira, pois só vão encharcar a espuma, use esponja e balde, coloque tudo para secar.

  20. Coloque o capô no motor, e de polimento com cera de carro uma vez por mês. Nos motores escuros é comum encontrar manchas de sal na coluna, neste caso esfregue uma esponja com vinagre, varias vezes e depois aplique acera, a mancha vai sair.

  21. Se puder não coloque a capa de cobertura, e não feche o porão, deixe o barco respirar por um dia se possível.

  22. Verifique se a chave geral está desligada.

  23. Verifique se o bocal do tanque de combustível está fechado.

  24. Coloque a lona de cobertura, verificando se o respiro do tanque está para fora, aplique vaselina no respiro, pois já vi muito marimbondo fazer casa ali.

  25. Sempre deixe a proa do barco mais alta que a popa, para evitar acumulo de água proveniente de chuva.

Anote a data do abastecimento, pois o combustível, seja gasolina ou diesel tem vida útil muito curta. 30 dias.


OBS:

  1. Não acelerar o motor acima de 1500 RPM em ponto morto

  2. Não engrenar com o giro alto (passar de “A FRENTE”para “RE”)

  3. Usar gasolina de boa qualidade, de preferência a gasolina Prêmio, mas pode usar a aditivada ou a comum

  4. A gasolina não deverá ficar estocada por mais de 30 dias. Caso a gasolina esteja “velha”, drenar o tanque todo

  5. Para motores novos fazer a primeira revisão com 20 horas, para os demais motores fazer revisão geral verifique a periodicidade no manual do motor, a grande maioria é de 50 em 50 horas

O uso do galão é melhor que o uso telefone, mas mesmo assim não se deve acelerar em ponto morto e não deixe o motor funcionar no galão por mais de 5 minutos, pois a água tende a esquentar.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page