Fala pescadores(as), tudo bem?
No Brasil temos milhares de espécies de peixes tanto em águas continentais como no mar que alegram as vidas de pescadores(as) de todas as partes do mundo, então resolvi criar esse ranking com os 10 peixes mais cobiçados, brigadores e pescados no Brasil.
Confira agora os 10 peixes mais incríveis na pesca esportiva no Brasil!
Agulhão Vela
O agulhão-vela é o peixe mais comum da família Istiophoridae, a família dos Marlim, de grande interesse para a pesca esportiva oceânica. Sua principal característica é a barbatana dorsal comprida e alta, semelhante a uma vela. O peixe as usa para encurralar cardumes enquanto os separa com seu longo bico, semelhante a uma espada. Costuma dar saltos impressionantes após ser fisgado.
Atum
O atum é um peixe com um excelente hidrodinâmica. São animais muito velozes e garantem uma boa briga. Algumas espécies de atum estão ameaçadas de extinção segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês). A pesca predatória diminuiu a população desses animais a níveis alarmantes.
Black Bass
O Black Bass é um peixe de água doce originário do sul do Canadá e norte dos Estados Unidos da América que foi introduzido na Europa no final do século XIX e no Brasil no início do século XX. É um dos peixes mais conhecidos de forma global por sua desportividade e fácil adaptação em ecossistemas distintos.
Dourado
“Tigre dos rios”. Esse título é conferido ao dourado, o grande predador entre os peixes de água doce. Forte e rápido, está no topo da cadeia alimentar e é considerado um dos peixes de escama mais esportivos do Brasil.
Dourado do Mar
É um peixe bastante peculiar, tanto pela forma do corpo quanto pelo colorido. O corpo é alongado e comprimido, mais alto na região da cabeça, afinando em direção à nadadeira caudal, que é furcada. A principal característica é a longa nadadeira dorsal, que se estende da cabeça à cauda, com cerca de 60 raios. A coloração do dorso é azul ou verde azulado iridescente, os flancos são dourados e salpicados com pintas claras e escuras e o ventre é prateado. A nadadeira dorsal é azul forte, a anal é dourada ou prateada e as outras nadadeiras são douradas ou prateadas, com a margem azul. Alcança 2 metros de comprimento total e 40 kg.
Marlim Branco
Muito parecido com seu "irmão maior”, (marlim azul) o marlim branco é bem mais leve, mas em matéria de briga não fica atrás. Força, velocidade e saltos espetaculares fazem a alegria dos pescadores esportivos. Infelizmente, o marlim branco se encontra vulnerável segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês).
Tarpon
Megalops atlanticus é uma espécie costeira popularmente conhecida no Brasil como pirapema ou camurupim e em inglês como tarpon, sendo encontrado desde o Amapá até a região norte do Espírito Santo. Tarpões são peixes incríveis capazes de respirar ar atmosférico através de suas bexigas natatórias. É um peixe que se caracteriza na pesca esportiva por sua luta árdua e seus saltos extraordinários.
Tucunaré
Existem várias espécies de tucunarés nadando pelos rios brasileiros. Todos possuem cabeça grande, mandíbula protuberante e uma mancha na cauda chamada de ocelo. A variedade está nas cores: amarelo, verde, vermelho e até azul, decoradas com manchas e listras que formam padrões variados em cada indivíduo. São predadores persistentes e não desistem de sua presa por nada. Por isso são um dos peixes mais procurados pelos pescadores esportivos continentais.
Trairão
O Trairão é um peixe de escamas maior que a traíra. Possui corpo cilíndrico. Sua coloração é quase negra, no dorso, já os flancos são acinzentados e o ventre esbranquiçado. Costuma conviver com vários indivíduos não chegando, no entanto, a formar grandes cardumes. Pode atingir 20 Kg e alcançar 1m de comprimento.
Robalo
O robalo é um dos peixes preferidos entre os pescadores que utilizam isca artificial. Como muda seu comportamento dependendo das condições do tempo, é necessário experiência para conseguir fisgar um exemplar.
Conclusão
O que vale na pesca esportiva é aliar técnica, persistência e força para fisgar peixes que saltam, atacam a isca com agressividade e tentam se soltar do anzol a qualquer custo.
Gostou do nosso post com os 10 peixes mais incríveis na pesca esportiva no Brasil? Seu peixe preferido não está em nossa lista? Então deixe sua opinião nos comentários. Aproveite e siga Jeffish Team no Facebook e Youtube e fique atualizado sobre nosso conteúdo.
Obrigado por visitar o Blog Jeffish Team. Boa pescaria!
Comments